Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 224
Editora: Rocco Jovens Leitores


Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.


Charlie recentemente perdeu seu único amigo. Ele vai começar o Ensino Médio e está com medo. Mas quando conhece Sam e Patrick, encontra a felicidade novamente. Juntos vão constantemente em busca de se sentirem infinitos.

A narrativa acontece através de cartas, o que nos faz acompanhar o desenvolvimento da história no ponto de vista de Charlie, além de ter conhecimento de tudo o que ele sentiu no desenrolar da trama e tudo o que está sentindo enquanto escreve. Através de suas palavras, temos acesso a lembranças passadas. Como não sabemos para quem as cartas são endereçadas, ou se ao menos essa pessoa existe, temos a sensação de que nós somos o remetente, não sei se essa foi a intenção do autor, mas eu achei brilhante. É como se estivéssemos conversando com Charlie, é como se estivéssemos na sua cabeça.

A leitura flui com muita facilidade, quanto mais vamos entrando em seu mundo, mais vamos percebendo o quão especial, inocente, sensível, e bom Charlie é. Mas também um pouco perturbado. Digo isso no sentido de sua mente estar em constante fluxo de pensamentos e crises, ele precisa entender a sua existência, ele precisa participar.

O livro aborda assuntos delicados, como homossexualidade, sexo, drogas, suicídio e estupro. Impossível não se emocionar, não se sentir angustiado em diversas passagens.

O que mais me tocou no Charlie foi o quanto ele é bom. É sério mesmo, ele deseja de coração que as pessoas sejam felizes, as vezes coloca a felicidade dos outros na frente da sua. Fiquei com vontade de abraça-lo, de ser sua amiga.

O final me deixou revoltada. Algo que eu nem desconfiava, nem mesmo o Charlie tinha conhecimentos plenos. Apenas estava trancado no seu subconsciênte, e quando veio a tona me deixou perplexa.

Amei as referencias musicais, os livros e os filmes citados. Pretendo fazer um post sobre eles.

As Vantagens De Ser Invisível é o tipo de leitura que te faz pensar muito, fica na sua cabeça por vários dias. Não é um livro para esquecer.

Avaliação:


5 Comentários

  1. Olá, voce acredita que ainda li esse livro? rsrs e olha que eu trabalhava em uma livraria e uma boa parte dos clientes falavam para eu ler que é muito bom.
    Eu vou colocá-lo na minha meta de leitura, pois eu preciso ler urgentemente!
    Adorei o blog, seguindo ele :)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os clientes estavam certos, é muito bom mesmo.
      Quando ler me diz o que achou!
      Muito obrigada, também estou seguindo o seu. ♥ Beijos

      Excluir
  2. Cara! Eu AMO esse livro!
    Comecei com filme, achei o filme demais com toda aquela coisa de se sentir bem e tudo mais!

    Legal to adorando as resenhas do seu blog!

    http://www.sofiapiassi.com/

    ResponderExcluir
  3. Também comecei pelo filme, os atores são demais! Mas o livro me conquistou, não tem como não gostar.
    Que bom que está gostando das resenhas, fico muito feliz por saber, de verdade.
    Será sempre bem vinda aqui.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Não pude ler o livro ainda,mas vi o filme,agora pretendo ler o livro muito em breve.
    Adorei seu blog,suas resenhas... Seguindo <3
    Bjos!!

    ResponderExcluir