Autor(a): Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século




Assim que abri o livro, demorei a fecha-lo. Simplesmente não conseguia tirar os olhos das páginas. A forma como a narrativa me prendeu é impressionante, tanto que terminei o livro no mesmo dia.

Eleanor é uma garota diferente de todas as outras. Cabelos ruivos e desgrenhados, roupas masculinas e largas demais para ela, o tipo de pessoa que chama atenção por onde anda, e não passou despercebida ao entrar no ônibus escolar no primeiro dia de aula. Totalmente o oposto, Park é um garoto mestiço (sua mãe é coreana), quieto e não gosta de ter as atenções voltadas para si.
Sem ter aonde se sentar já que ninguém queria ficar perto da garota estranha, Eleanor acabou sentando-se ao lado de Park.
Semanas se passaram sem que eles trocassem uma palavra, até que Park percebeu que Eleanor lia os seus gibis pelo canto do olho, e sem saber o porquê, começou a demorar mais para virar as páginas. Daí até eles se apaixonarem foi um pulo. Em meio a Gibis e fitas de música, nasceu um sentimento até então novo para ambos.

Suspirei bastante e ri também, me identifiquei com os personagens. O amor que um sentia pelo outro parecia muito sincero e intenso, o que é tipico de romances adolescentes. Porém, achei algumas coisas bem exageradas. A Eleanor chegou a dizer que não respirava longe do Park, o que na minha opinião soou um pouco forçado. Eles demoraram muito para começar a falar um com o outro, o que me fez criar muitas expectativas com os diálogos entre eles, me decepcionei um pouco, não foram tão empolgantes como eu imaginava.

Mas nem tudo foi romance, Eleanor vivia em uma família desestruturada, com um pai ausente, uma mãe submissa e um padrasto violento. Fora a falta de dinheiro. Por vezes senti um pouco de raiva da mãe de Eleanor, ela via o sofrimento dos filhos e o seu próprio, e era incapaz de fazer alguma coisa para mudar a situação. Depois compreendi que ela tinha medo, o que é válido para mulheres que sofrem com a violência doméstica.

Não entendi direito o porquê de a Eleanor ser tão relutante em pedir a ajuda do pai, tudo bem que ele não dava tanta atenção assim aos filhos, mas não custava nada ela tentar.

Quando cheguei na ultima página quase entrei em desespero, pensando: "não, não pode acabar assim".
O que eu mais gostei no livro, foram as músicas citadas. A história se passa em 1986, eu amo livros ambientados nessa década. Só não dei 5 estrelas porque achei algumas partes forçadas ou exageradas, e alguns acontecimentos finais importantes aconteceram do nada e foram desenvolvidos em poucas páginas, o que deixou o livro um pouco corrido.

Enfim é isso, Eleanor & Park é um livro sensível, engraçado, e com muitos conflitos internos e familiares.

ps: Pretendo fazer um post com as musicas citadas no livro.


6 Comentários

  1. Oie! Tudo bem?
    Eu sou o Marcio do Um baixinho nos Livros! É uma honra ser o primeiro a seguir o seu blog, também venho lhe desejar muito sucesso nesse mundo literário e que suas leituras cresçam mais e mais.

    Bjs! Linda Resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcio! Muito obrigada, desejo tudo o mesmo para você e seu blog. Fiquei muito feliz com o meu primeiro seguidor.
    Beijos :p

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um dos que me deixou perturbado, não consegui terminar de ler por ser tão real. Eu fico imaginando se ele fosse nos dias de hoje

    Abraço

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se fosse nos dias de hoje perderia um pouco a essência, até porque um dos charmes do livro é se passar nos anos 80.
      Beijos

      Excluir
  4. Estou doida para ler esse livro, ainda mais com sua resenha que fiquei sabendo um pouquinho mais sobre o livro <3 *o*

    ResponderExcluir