Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 368

Quentin Jacobsen é vizinho e amigo de infância da peculiar Margo Roth Spiegelman. Com o tempo os dois acabam se afastando, mas Quentin nunca deixou sua paixão platônica por ela de lado.
Até que em uma noite Margo aparece na janela do seu quarto, convocando-o para uma noite de aventuras e um engenhoso plano de vingança. É assim que ele vive a noite mais emocionante da sua vida. Quando finalmente poderia se reaproximar da garota pela qual sempre foi apaixonado, ela desaparece. Mas não sem deixar algumas supostas pistas para Quentin encontrá-la. 

Quentin é um garoto impopular que vive sua rotina sem muitas emoções, é o tipo de personagem quase sem defeitos e é bem difícil de não gostar dele. Não que seja algo ruim, o problema é que em quase todos os livros do John Green (que eu já li) temos um personagem assim. Mas voltando a falar sobre Quentin, gostei muito do crescimento dele no decorrer da história, ele deixou sua rotina tediosa e seus medos de lado, e foi em busca do que queria.
Margo Roth Spiegelman é espirituosa, popular e conhecida pelos seus feitos peculiares. Eu confesso que estava gostando muito dela no começo, já que adoro personagens irreverentes e cheios de vida, mas no desenrolar da história ela não parece ser tudo aquilo que eu imaginava.

A narrativa em primeira pessoa através do Quentin flui muito bem, sua forma clara e leve de conduzir as histórias é a principal qualidade do autor. Abri esse livro sem muitas expectativas, e confesso que o início a leitura me surpreendeu, a noite de vinganças foi o ponto alto, e até esse momento eu achei que Cidades de Papel não iria ser um livro "mais do mesmo". Só que o ritmo cai consideravelmente, e a busca por pistas para encontrar o paradeiro de Margo não me empolgou muito. Depois da metade o livro da uma "engrenada", e aliás, valeu pelo susto John Green! 

Agora é só esperar pelo filme que estreia em Julho nos cinemas. Eai, vai assistir? 


22 Comentários

  1. minha experiencia com o livro foi basicamente que nem a sua, acho que a de todos foi assim.. no começo era wow ai dps da metade eu tava ''por favor acaba essa bosta logo''
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Li e adorei o livro! :D Pena que realmente tem essa "queda" depois da metade em si, mas pra mim o começo num foi tããão empolgante, só na segunda vez que li! :X

    Agora, MEGA ansiosa pela estréia do filme! *o* Imagina isso no cinema? OMG OMG! ^^

    Beijããão, Min - http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ansiosa pelo filme, acho que vai ser muito boa a adaptação.
      Beijos;*

      Excluir
  3. Tenho bastante vontade de ler este livro, principalmente porque inverte o tradicional clichê de "homem misterioso, mulher coitada" ;)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, isso é uma das coisas que gostei bastante nesse livro.

      Excluir
  4. O livro me foi uma decepção, mas já valeu a leitura pelas mensagens que John nos passa através dela,mas, de fato, eu esperava mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li sem muitas expectativas por isso o livro não foi uma decepção para mim. Mas as mensagens valem super a pena. :)

      Excluir
  5. Eu amei o livro, mas tenho que concordar que teve uma queda sim e a Margo é muito chata afinal, ela e a Alasca com essa mania chata de serem e se acharem superiores.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as duas são muito parecidas, mas da Alasca eu gostei. :)

      Excluir
  6. Gostei da resenha, ainda não li, mas pretendo ler antes de lançar o filme.. vai ser meu primeiro livro do John Green, nunca tive interesse em ler nada dele

    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hannah, gosto muito do seu blog!
      Eu não sou muito fã do John Green, mas resolvi ler antes de lançarem o filme.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oie, flor!
    Não li o livro ainda. A única coisa que li do Green, na verdade, foi A Culpa é das Estrelas, mas não gostei muito e acabei dando meu exemplar. Parece ser uma história legal, mas eu não investiria muito nela por não gostar de livros desse gênero.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Celly, eu também não sou muito fã desse gênero, mas resolvi dar uma chance.
      Beijos;*

      Excluir
  8. Estou louca pra ler esse livro faz bastante tempo, vi tantos elogios sobre que até fica uma curiosidade!


    http://sammygoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já faz um tempo que li esse livro e estou tentada a comprar essa edição com a capa do filme, porque achei linda demais *_*
    Apostando muito no filme, espero não me decepcionar =D
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral não gosto de livro com a capa do filme, mas essa capa eu achei linda!
      Beijos!

      Excluir
  10. Toda vez que vejo essa capa de relance eu acho que o menino é o Felipe Castanhari auishauishais ai gente, que coisa!
    E eu gostei do livro, apesar dos pesares... Eu queria que o Quentin fosse mais rápido AUISHAUI me agoniava muito aquela enrolação pra ir direto onde ele deveria ir, mas eu entendo, ele tinha uma vida que precisava dele e foi a Margot que resolveu sumir (admito que eu teria uma ataque querendo resolver logo e ir atrás dela pq VAI QUE aconteceu alguma coisa?aiushuiash sim, sempre penso no pior...)
    Admito que li pq achei legal a maneira que o Green escreve, tanto é que to lendo agora QEVA? e a Margot pra mim é a Alasca e o Miles o Quentin IAUSHUIA vou ler e ver o que rola, mas não curti ACEDE então... é, vamo ver...

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que o ator da capa me lembrava alguém! Agora você me esclareceu, não é que ele é a cara do Felipe? hahaha
      Me senti exatamente como você em relação ao Quentin e a Margo me lembra muito a Alasca. ;)

      Excluir
  11. Livros do John Green eu só li A Culpa é das Estrelas mesmo, minha prima havia me emprestado Teorema Katherine mas devolvi pois não estava gostando muito da leitura. Comprei Quem é Você Alasca, mas nem pude ler pois 2 primas pegaram emprestado uma atrás da outra e a última não me devolveu, e nem vou esquentar a cabeça com isso rsrsrs.
    Cidades de Papel é um dos que quero comprar ou quem sabe ganhar rsrsrs, pois estou em um projeto para não comprar livros este ano e até que para um compulsivo como eu isto está fluindo bem rsrsrs.

    Meio que desabafei, mas acho que não é um problema né?! rsrsrs

    Abraços,

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  12. Não é problema nenhum hahaha, eu não gostei de Teorema Katherine e nem de A Culpa é das Estrelas, mas Quem é você Alasca eu amei.
    Abraços Gabriel :*

    ResponderExcluir