Autor (a): José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 312
Ano: 1995
Skoob
Onde comprar: Submarino - Saraiva - Americanas

É sempre um desafio resenhar livros impactantes, e Ensaio Sobre a Cegueira se encaixa nessa categoria.

A história começa com um motorista parado no sinal vermelho, quando o semáforo muda de cor permitindo que os automóveis avancem, o homem percebe que não pode seguir o seu caminho, pois encontra-se cego.
Repentinamente a cegueira, chamada de mal branco, espalha-se obrigando o governo a deixar em quarentena os primeiros casos, e todos que tiveram contato com as pessoas que cegaram.

Não querendo afastar-se do marido, a mulher do médico que atendeu ao primeiro cego, finge que também cegou, para poder acompanha-lo ao lugar improvisado que servirá de abrigo para os "atingidos" do mal branco. Tendo a sorte, ou nesse caso azar, de ser a única que não ficou cega, a Mulher do Médico vai testemunhar coisas hediondas. Em um mundo que não tem olhos, as aparências não tem importância nenhuma, só o que contam são as necessidades primitivas do ser humano. As pessoas são comandadas pela  fome e a sede, excrementos são deixados no chão sem o menor pudor, a cegueira não lhes tirou somente a visão, mas também todos os seus valores. Ricos ou pobres, intelectuais ou leigos, todos foram transformados em verdadeiros animais.

Em primeiro lugar preciso comentar que o autor não usou nomes próprios para cada personagem, eles são chamados simplesmente por termos genéricos, como: A Mulher do Médico, O Médico, O Primeiro Cego, etc. Achei bem diferente e interessante, acho que a ideia era mostrar que nem os nomes são verdadeiramente importantes quando o mundo foi reduzido a tamanha degradação.

A narrativa é um pouco confusa no início, mas com passar das páginas me acostumei. A associação desse livro com a palavra angustiante não é por acaso. O leitor realmente "sofre" no decorrer da narrativa, o que não é algo ruim, pois as histórias realmente boas nos fazem sentir alguma coisa, nem que seja um certo sofrimento. 

Com a premissa e os personagens tão bem construídos, José Saramago criou uma obra maravilhosa. Um livro que te deixa angustiado, mas você sempre quer saber mais. 

Ensaio Sobre a Cegueira é uma leitura pesada e um pouco difícil. Porém, eu acho impossível ler e ficar impassível com a história, ler e não exprimir nenhum sentimento. 
Este é um livro que todas as pessoas deveriam ler ao menos uma vez em suas vidas. 


11 Comentários

  1. Oi!

    Desde que vi o filme e tenho muitaaaa vontade de ler o livro! Achei toda a trama incrível!
    Gostei da resenha!! Parabéns, tô te seguindo :)

    Tamyres
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme, mas quero assistir logo. Muito obrigada :)

      Excluir
  2. O enredo parece absurdamente incrível! Ainda assim acho que não leria, pelo menos não atualmente, mas com certeza será um futura leitura. Dica mais que anotada!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  3. Karol, o enredo é muito interessante. Nunca li nada do autor, mas talvez eu leia este. Parabéns pela resenha e pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler obras de Saramago. Essa me parece ser super interessante e com certeza entra na minha próxima lista de leitura.
    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saramago é demais, espero que goste dos livros dele assim como eu!

      Excluir
  5. Já assisti ao filme e achei ok, mas não me despertou interesse em conhecer o livro. Não tenho paciência para histórias confusas.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti ao filme, espero fazer isso logo. Beijos.

      Excluir
  6. Oi Karol! :) Eu já li o livro e já assisti ao filme, nem preciso dizer qual dos dois gostei mais, né? O livro realmente é super angustiante, tem horas que dá revolta. Eu li há alguns anos na época do colégio, depois fui inventar de assistir ao filme, que não gostei. Estou conhecendo seu blog agora. ^^ Beijos!
    4sphyxi4

    ResponderExcluir